Treinar à tarde garante os melhores resultados na atividade física

Reprodução

REDAÇÃO

Pesquisadores holandeses da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriram que se exercitar no período da tarde é mais benéfico ao metabolismo do individuo que desempenhar a mesma atividade de exercícios pela manhã. Os treinos da tarde trazem melhores resultados para algumas pessoas, de acordo com um estudo publicado.


“Nosso corpo tem um relógio biológico e ele regula muitos processos no corpo e esses processos têm um ritmo”, disse o autor do estudo, Patrick Schrauwen, professor de “Aspectos metabólicos do diabetes tipo 2” na Universidade de Maastricht, na Holanda.

“Quando você começa a perceber o quão forte esse relógio biológico pode ser, e então se você faz coisas como ingerir alimentos na hora errada do dia, ou ficar inativo na hora errada do dia, ou ficar inativo nos momentos em que você deve ser ativo, isso pode ter um grande impacto”, acrescentou Schrauwen.

“Se você treinar de forma consistente em um determinado momento do dia, você começa a se adaptar a isso”, comentou Shawn Arent, professor e chefe do departamento de ciência do exercício da Universidade da Carolina do Sul (EUA). Mas ele alertou contra sacrificar o sono para treinar cedo porque a qualidade geral do sono é mais importante do que fazer um treino extra aqui e ali.

Os pesquisadores dizem que não sabem exatamente por que o treinamento à tarde pode levar a melhores resultados.

A pesquisa também mostra que os exercícios podem levar a um sono de melhor qualidade, e os exercícios à tarde ou à noite não comprometem os horários de sono, desde que sejam feitos pelo menos 90 minutos antes de dormir.
,

MAIS ACESSADAS AGORA: