Ministério da Saúde lança Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Treino - Reprodução Web

Da redação: DEVITO | devitooficial@yahoo.com // Baixar Guia

A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos. Os exercícios físicos são exemplos de atividades físicas, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado, além de serem prescritos por profissionais de educação física. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico!


Nos últimos anos, ocorreram diversos avanços quanto ao incentivo e à prática de atividade física no Brasil. Porém, nosso país ainda possui grande parte de sua população inativa fisicamente. 

O secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Câmara, comentou sobre sobre importância do guia de atividade física e seu objetivo conscientizar a população a fazer exercícios físicos. “O guia é um marco histórico que está completamente alinhado com os compromissos do governo do presidente Jair Bolsonaro em promover a saúde da população. As recomendações do documento são primordiais na atenção primária da saúde”, afirmou.

No guia, constam recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. Dentre os capítulos estão conteúdos voltados para o público em geral; crianças até 5 anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; educação física escolar e pessoas com deficiência.

MAIS ACESSADAS AGORA: