15 de Julho - Dia do homem, saúde em primeiro lugar

Homem - Reprodução Web

Da redação: DESPORTO | desportooficial@yahoo.com  - Informações: Rede Primavera

Na agitação dos dias atuais, o trabalho aumenta, o cansaço acumula, os compromissos se multiplicam e o homem nunca acha um tempo para cuidar da saúde. No dia 15 de julho, é comemorado o Dia do Homem, e nada melhor que, nesta data e sempre, lembrar a eles sobre a importância de valorizar a saúde e ter hábitos saudáveis. É preciso quebrar paradigmas sobre a percepção dos homens em relação ao cuidado com a própria saúde e de sua família.



Segundo médicos urologistas, cardiologistas e clínicos gerais, é preciso sempre alertar o homem sobre a necessidade da prevenção de diversas doenças.

Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é fundamental ir regularmente ao ginecologista, os homens são criados sem o hábito de ir ao urologista. No Brasil, os problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte e entre os homens a incidência é maior. A prevenção pode ser feita com check up periódico para controle dos fatores de riscos, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão arterial, entre outros.

O famoso exame de próstata ainda é um grande tabu entre o sexo masculino. O câncer de próstata é o mais frequente no homem e representa mais de 40% dos tumores que os atingem em idade superior aos 50 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 50 mil novos casos aparecem por ano no Brasil.

A ida ao urologista deve começar aos 40 anos, mas se houver casos da doença na família, a primeira visita deve ser aos 35. O câncer de próstata é uma doença que geralmente apresenta evolução lenta e que não produz sintomas na fase inicial. Se diagnosticado no começo, ele pode ser tratado através de quimioterapia ou cirurgia para a retirada da próstata.

Se você é homem, cuide da saúde e consulte o médico regularmente. A vida é o seu maior patrimônio.


MAIS ACESSADAS AGORA: