Os cuidados a serem tomados antes de iniciar na corrida

Corrida - Foto: Reprodução Internet


Da redação: DEVITO | devitooficial@yahoo.com - Informações: Hospital Sírio-Libanês 

Os diversos benefícios proporcionados para a saúde, exigem cuidados quando se opta pela corrida como atividade física. Sabemos que seus benefícios são inúmeros e por muitas vezes são esses benefícios que nos motiva a começar a pratica-lo. "Para quem deseja começar a correr ou intensificar os treinos, o ideal é realizar uma avaliação médica, para afastar eventuais riscos com o início da prática, e com um educador físico para programação dos treinos", diz a dra. Amanda Gonzales Rodrigues, médica da Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio-Libanês.


Sua condição funcional vai dizer o quanto está apto a começar a correr. Seja por conta do condicionamento físico em que se encontra, seja por adaptações da estrutura musculoesquelética. Dada a largada todos podem correr, mas o que pode variar são os ritmos e as distâncias que cada indivíduo vai realizar.

Geralmente as indicações médica é de atividades físicas moderadas, no caso da corrida, pelo menos, 150 minutos por semana, cerca de 20 minutos por dia. Fique atendo ao tênis que vai ultilizar, procure por produtos adequados. E água, sim, manter-se hidratado durante os treinos também é fundamental.

Alguns benefícios já comprovados que as pessoas adquirem ao correr regularmente:

Manutenção da massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose.
Melhoria na qualidade do sono.
Aumento da força e da flexibilidade muscular.
Diminuição da pressão arterial, prevenindo a hipertensão.
Ajuda no tratamento da asma.

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