Descubra qual atividade física fazer a partir de sua predisposição genética, DNA

Esporte aeróbicos (foto - reprodução internet)


Da redação: DEVITO | devitooficial@yahoo.com Informações: Terra

Descobrimos que tem um laboratório no Brasil que faz um teste de DNA para identificar qual a atividade física indicada para você. O laboratório fica em São Paulo, mas o exame e feito na sua casa em qualquer lugar do país. O laboratório é o primeiro no Brasil a fazer o teste especializado em genômica pessoal. O teste é feito a partir da coleta da saliva, a coleta é feita pelo paciente. 



E o que mostraria o resultado? A partir da sua amostra de DNA o laboratório irá fazer uma análise de alguns genes que indicam a predisposição de cada indivíduo para um tipo específico de exercício físico. 

"Nossos genes são capazes de influenciar em todas as características diretamente relacionadas às nossas habilidades esportivas. Enquanto alguns deles facilitam a prática de atividades que exigem força e explosão, como os velocistas e jogadores profissionais de futebol, outros influenciam numa melhor performance em atividades de longa duração, como maratonas. E avaliamos tudo isso no nosso teste", explica Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera. 

Seja profissionalmente ou por hobby, ter um entendimento melhor e mais amplo do funcionamento do corpo pode ser um bom ponto de partida na hora de escolher qual exercício físico praticar. "É importante deixar claro que a genética não é e não deve ser um fator único considerado quando se fala em desempenho na prática de atividades físicas. Fatores externos como tabagismo, alimentação e doenças respiratórias também são grandes influenciadores. Os testes genéticos são aliados na busca do autoconhecimento e mais um recurso que possibilita o entendimento do próprio corpo por uma leitura funcional do DNA", conclui.

MAIS ACESSADAS AGORA: