Beber água em excesso é prejudicial a saúde

Beba água


Da redação: DESPORTO | desportooficial yahoo.com - Informações: Albert Einstein 

Água nunca é demais, certo? Errado. Caso você acredite que o consumo em excesso do líquido não é prejudicial à saúde, cuidado. Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.



“É muito difícil um individuo normal que não usa medicação desenvolver a hiponatremia só bebendo água”, explica o nefrologista Virgílio Gonçalves Pereira Jr. “Isso ocorre na potomania, quando o paciente bebe mais de 20 litros por dia. Outra situação mais frequente são as provas de maratona. A pessoa faz a hidratação só com água e, como perdemos muito sal na sudorese, a hiponatremia pode acontecer.”


Pode parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca. A hiponatremia ocorre quando os rins, que controlam a quantidade de água, sais e outras substâncias em nosso organismo, não conseguem liberá-las e “encharcam” o sangue. A água é atraída por regiões onde a concentração de sais é maior e entra nas células.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade ideal para o consumo diário de água é de 2,5 litros para um homem de 70 kg e 2,2 litros para uma mulher de 58 kg. 


Funções da água em nosso organismo:

  • transporte de nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos;
  • transporte de hormônios, enzimas e células sanguíneas;
  • solvente e meio de suspensão. Ajuda a dissolver substâncias, promovem reações químicas etc.;
  • ajuda a eliminar toxinas através da urina;
  • lubrifica articulações;
  • ajuda a regular a temperatura do nosso organismo;
  • essencial para todos os processos fisiológicos: digestão, absorção, assimilação e excreção.

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