News | Natação - Disputa para seleção olímpica tem datas e critérios divulgados

Da redação: DEVITO | devitooficial@yahoo.com - Informações: CBDA

Foi divulgado nesta segunda-feira (1º), pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), os critérios de convocação da Natação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A Seletiva Olímpica Brasileira acontecerá durante o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação que está marcado entre os dias 19 e 24 de abril, no Rio de Janeiro.


A Seletiva Olímpica Brasileira será a única oportunidade para que os atletas obtenham vagas nos Jogos Olímpicos. Nas provas individuais, estarão classificados os campeões e vice-campeões de cada prova, desde que obtenham o índice A estabelecido pela Federação Internacional de Natação. Valerão apenas os índices feitos na Final A.

"Os critérios de classificação para os Jogos Olímpicos foram debatidos exaustivamente durante o ano passado e, com o adiamento dos Jogos e da Seletiva, houve uma nova revisão e estamos divulgando com três meses de antecedência para dar uma segurança e uma tranquilidade para os atletas e treinadores trabalharem visando a seletiva", disse o diretor de Natação da CBDA, Eduardo Fischer.

Para composição dos revezamentos, será necessário respeitar os critérios de participação também estabelecidos pela FINA, assim como a regra para atletas “Relay Only”, que podem ser conferidos na página 4 do documento disponibilizado pela entidade. Clique aqui e veja.

"Uma importante mudança em relação ao critério para a Seletiva adiada foi o revezamento feminino, que ficava preso a uma colocação no Mundial de Gwangju. Agora há a possibilidade de classificação via tomada de tempo, que é um critério da FINA, respeitando os critérios de Relay Only", completou.


MAIS ACESSADAS AGORA: