Ciência | Café altera massa cerebral diz estudo

Homem bebendo café


Da redação: DEVITO  | devitooficial@yahoo.com Informações: CNNBrasil

 Um estudo feito por cientistas da Universidade de Basileia, na Suíça, e publicado na revista Cerebral Córtex - estudo este feito com 20 voluntários saudáveis e que costumam beber café todos os dias - identificou que beber uma xícara de café todos os dias pode alterar o volume da massa cinzenta no cérebro de uma pessoa.



“Nossos resultados não significam necessariamente que o consumo de cafeína tenha um impacto negativo no cérebro”, diz um dos autores do estudo, a Dra. Carolin Reichert, do Centro de Cronologia de Basileia, em comunicado. 

“Mas o consumo diário de cafeína evidentemente afeta nosso 'hardware' cognitivo, o que por si só deveria dar origem a mais estudos", acrescentou Reichert.

Os pesquisadores também concluíram que essas mudanças parecem ser temporárias e reversíveis, é que dez dias de abstinência da substância estimulante são suficientes para reverter o efeito. Depois desse período, o volume da massa cinzenta se regenerou significativamente entre os participantes.

“As mudanças na morfologia do cérebro parecem temporárias, mas até agora faltaram comparações sistemáticas entre os que bebem café e aqueles que geralmente consomem pouca ou nenhuma cafeína”, observa Reichert.

O estudo também desmistifica a crença que a bebida pode ter efeitos colaterais quando o assunto é a qualidade do sono.

A comparação de dados revelou que a profundidade do sono dos participantes foi igual, independentemente de terem tomado a cafeína ou as cápsulas de placebo.


MAIS ACESSADAS AGORA: