Men's | Pesquisa confirma a eficácia do THC da Cannabis



Da redação: DEVITO | devitooficial@yahoo.com - Informações: saúde.go.gov.br

Médicos brasileiros da Universidade Federal de Santa Catarina confirmaram o que muitos já sabiam, o uso da Cannabis tem efeitos medicinais. O estudo clínico muito bem elaborado e conduzido com extratos de Cannabis, foi realizado contendo majoritariamente THC e reduziram a dor e melhoram substancialmente a qualidade de vida de pacientes com um tipo de dor crônica conhecida pelo nome complicado de fibromialgia. 

publicidade       Cadastre-se e Ganhe R$10


O que seria a fibromialgia?

Ela é descrita como uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. Trata-se de uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. Não é inflamatória.

Causa: Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles: doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.

Prevenção: Não existe método comprovado. Alguns especialistas indicam atividade física como auxiliar.

Sintomas: A doença incide na nuca, lateral do pescoço, musculatura entre o pescoço e o ombro, ombro, segunda costela, cotovelo, nádegas, quadril e joelhos. Os principais sintomas são dor, desconforto muscular. Além desses, podem ocorrer: cansaço, fadiga inexplicável, tristeza, depressão, dificuldade de concentração, palpitação, sno não reparador, sensibilidade ao frio, sensação de formigamento em mãos e pés e tonteira. Seus sintomas podem provocar alteração do humor e diminuição da atividade física. Pode influenciar também no sono.

Tratamento: O objetivo do tratamento é acabar com a dor, melhorar os distúrbios do sono, melhorar os distúrbios do humor e qualidade de vida. Dividido em medicamentoso não medicamentoso.

A pesquisa dos médicos da UFSC foi publicada na Oxford Academic e utilizou uma preparação "caseira" com a planta toda, produzida em uma associação de pacientes, e foi conduzido no âmbito do Sistema Único de Saúde de um bairro carente de Santa Catarina, que é um estado conservador. 

publicidade

MAIS ACESSADAS AGORA: