Men's | Dicas para viajar com segurança pelo Brasil


Da redação: Desporto | desportooficial@yahoo.com - Informações: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde apresentou uma série de cuidados gerais e orientações que as pessoas devem seguir antes da viagem e no destino. Dentre as orientações estão:


    - Procurar um médico, entre quatro e oito semanas antes de viajar;

    - Solicitar ao profissional de saúde cuidados de prevenção de doenças e lesões;

    - Fazer os exames e tomar as vacinas necessárias.

O Brasil é um país de clima tropical e subtropical. Recomenda-se ao viajante a ingestão constante de líquidos para evitar a desidratação e algumas outras medidas para manter a qualidade dos passeios e viagens.


  •     Use roupas confortáveis e calçados fechados. Eles lhe darão segurança e proteção contra torções, picadas de insetos como, por exemplo, mosquitos e acidentes com animais peçonhentos.
  •     Para se proteger do sol, cubra-se com roupas apropriadas, utilize chapéu ou boné e óculos escuros. Evite a exposição direta ao sol entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.
  •     Use protetor solar com fator de proteção adequado à cor de sua pele, de acordo com as orientações do fabricante. Mesmo em locais mais frios, sua pele ficará protegida dos raios solares.
  •     Use repelentes quando houver necessidade.
  •     Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes de ingerir alimentos, após utilizar conduções públicas, visitar mercados ou locais com grande fluxo de pessoas.
  •     Consuma alimentos e bebidas de forma saudável.

    Evite consumir alimentos cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, são precárias.
    Evite alimentos crus ou mal cozidos, principalmente os frutos do mar.
    Em caso de viagem para Região Amazônica, deve-se evitar o consumo de frutos in natura não manipulados/processados de maneira adequada (especialmente, açaí e bacaba).
    Alimentos embalados devem conter no rótulo a identificação do produtor, data de validade e a embalagem deve estar íntegra.
    Durante o turismo rural, dê preferência aos alimentos que podem ficar sem refrigeração e não estraguem com o calor.
  •     Segurança em veículos
    Em automóvel é obrigatório o uso de cinto de segurança pelo(a) condutor(a) e por todos(as) os(as) passageiros(as).

    Para garantir o transporte seguro de crianças, é obrigatória a utilização de assentos infantis, também conhecidos como dispositivos de retenção para crianças, os quais devem ser escolhidos com base no peso e altura de criança. Crianças de até 10 anos somente devem ser transportadas no banco traseiro dos automóveis.

    O uso de capacete ao conduzir motocicletas é obrigatório e salva vidas. A pessoa que estiver na garupa também deve usar capacete.
  •     Uso do Tabaco
  No Brasil o fumo é proibido em locais fechados de uso coletivo, mesmo que total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados, por uma parede, divisória, teto, toldo ou telhado. Fique atento (a), pois essa proibição se aplica inclusive a restaurantes, bares, boates, hotéis, pousadas, aeroportos, etc.
  •     Intoxicações acidentais
    No Brasil, os principais produtos químicos que resultam em intoxicação, pela exposição acidental, são medicamentos, desinfetantes sanitários, abuso de drogas, produtos químicos industriais e agrotóxicos de uso agrícola. Por isso, mantenha em local seguro, fora do alcance de crianças: medicamentos, sabonetes líquidos, xampus, condicionadores, perfumes, talcos e repelentes.

MAIS ACESSADAS AGORA: