O que fazer para melhorar o desempenho dos treinos de corrida


Da redação: DEVITO Twitter/Instagram | devitooficial@yahoo.com

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, resolveu analisar 70 estudos sobre a prática da corrida na vida dos praticantes.

"Algumas das descobertas foram verdadeiramente surpreendentes, enquanto outras confirmam o que muitos praticantes já sabem", diz Chris Lortie, biólogo do Centro Nacional de Síntese e Análise Ecológica de Santa Bárbara.

1 - Banho frio?

A pesquisa descobriu que o contato com do gelo sobre a pele, só que nunca diretamente sobre os músculos, por exemplo, antes da corrida pode, na verdade, ter um impacto positivo quando o objetivo é realizar longos percursos. O resfriamento prévio permite que o corpo do atleta trabalhe por mais tempo, antes que comece a superaquecer.


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2 - Alongamento

A análise apontou que alongar-se não faz muita diferença quando a preocupação é apenas em melhorar o desempenho.

3 - Profissional

A Pliometria (ou treinamento de salto) faz com que os músculos trabalhem com sua força máxima em um curto período de tempo.

4 - Recuperação

A pesquisa aponta que pessoas que fazem um pouco de exercício ao invés de descansar em frente a TV - por exemplo -  tiveram resultados melhores do que aqueles que ficaram descansando, sem fazer nada.

5 - Menos é mais

Estudos analisados no levantamento mostraram que a redução do volume de treinamento duas semanas antes de um evento esportivo pode aumentar o desempenho, em média, entre 41% e 60%.
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