O Mundo Curioso do Voleibol

Imagens reproduzidas da internet

Na nossa primeira semana do mundo curioso do esporte iremos falar sobre uma modalidade a qual sou apaixonado, o voleibol. Recentemente tive a oportunidade de conhecer o Professor Marcos da Faculdade Estácio Fase Sergipe, ele que já fez parte da equipe de arbitragem da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e também da comissão técnica da seleção brasileira e hoje ministra aulas da modalidade para alunos acadêmicos do curso de educação física.


                                                          Imagens reproduzidas da internet

 Foi graças a esta disciplina que pude aprender um pouco mais sobre a historia desse que é o segundo esporte mais popular do país e também conheci afundo as técnicas de jogo e regras de arbitragem. E foi pensando nisso que resolvi resumir um pouco desse meu conhecimento para você internauta do site esportivo mais badalado da internet. Eu sei que não tem como falar de tudo de uma única só vez, então decidir dividi este conteúdo em duas partes e nesse primeiro momento vou mostrar um pouco de como e quando o mesmo surgiu, algumas curiosidades e um pequeno resumo das regras.


Imagens reproduzidas da internet

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 09 de fevereiro de  1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) por Willian George Morgan. Ele tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores, desta forma ele pretendia oferecer as pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, não acontecessem.


Imagens reproduzidas da internet

Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica sendo praticado com uma câmara da bola de basquete, a rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis, com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleybal.


Imagens reproduzidas da internet

No ano de 1947 foi fundada na França a FIVB (Federação Internacional de Voleibol), em 1949 na Tchecoslováquia aconteceu o primeiro campeonato mundial masculino vencido pela Russia, em 1952 foi realizado o primeiro campeonato mundial feminino, em 1964 o esporte passa a fazer parte do programa oficial das olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.

Imagens reproduzidas da internet

No Brasil a quem a firme que o Colégio Marista em Pernambuco, foi quem realizou a primeira partida de voleibol em solo brasileiro, mas hoje temos documentos que provam que o mesmo foi introduzido no país pela a ACM (Associação Cristã de Moços). No primeiro campeonato sul-americano promovido pela ACBB (Confederação Brasileira de Desportes), em 1951 ganhamos os títulos nas categorias masculina e feminina, em agosto de 1954 foi criada a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) com a finalidade de regulamentar a pratica do esporte em nossas "terrinhas".


Imagens reproduzidas da internet

Para se praticar o vôlei é necessário ter 6 jogadores em quadra e outros 6 no banco de reserva, as equipes são divididas por uma rede e nenhum jogador pode toca-la, a bola só pode atravessar se passar por cima da rede, o jogo começa com um dos dois times sacando e só acaba quando atinge o número mínimo de pontos para fechar o período, no vôlei é disputado uma melhor de 5 sets ou seja vence o jogo quem alcançar uma melhor de 3 sets, quando um dos times alcança 25 pontos, mas a diferença entre eles deve ser de 2 pontos,  num caso de haver empate a partida é decidida a partir de um set chamado tie brek e sua única diferença é que ao invés de ir aos 25 pontos vence quem chegar aos 15 pontos, e nenhum de todos esses possui duração de tempo demarcada. Cada time deve tocar, no máximo 3 vezes na bola antes de que ela passe pela rede, tocar mais do que 3 vezes é considerada uma inflação, o campo do vôlei mede 18X9 metros e a rede fica a uma altura de 2,43 metros no masculino e 2,24 metros no feminino; essa é a única diferença entre o vôlei praticado por homens e mulheres.


publicidade

MAIS ACESSADAS AGORA: