Ômega 3: a gordura aliada do cérebro e do coração


Da redação: Desporto | desportooficial@yahoo.com - Fonte: Natue


Todos sabem que o consumo de gordura em excesso pode ser prejudicial à saúde, principalmente quando se trata de gordura saturada e gordura trans.

Entretanto, nem todas as gorduras são consideradas “vilãs da dieta”, pelo contrário, existem alguns tipos de gordura, tais como as poli-insaturadas, que são consideradas benéficas para nossa saúde. Além disso, as gorduras são importantes fontes de energia, além de conferirem sabor aos alimentos e serem primordiais para a absorção de vitaminas lipossolúveis, tais como as vitaminas A, D, E e K pelo nosso intestino.

Dentre as gorduras poli-insaturadas podemos citar o ômega 3, muito presente nos peixes de agua fria, tais como salmão, sardinha, atum, arenque, entre outros, além de ser encontrado também no óleo de linhaça. O ômega 3 é um tipo de gordura essencial, ou seja, o nosso corpo não consegue produzi-lo, devendo ser obtido por meio da alimentação ou de suplementos especializados.

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O ômega 3 é considerado, ainda, uma “gordura boa” ao organismo devido aos diversos benefícios que pode proporcionar à nossa saúde. E olha que a lista de vantagens é grande, confira:


BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3:


Fortalece o sistema imunológico;

Contribui para uma pele saudável;

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue;

Auxilia no controle da pressão arterial;

Possui efeito anti-trombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação;

Promove a saúde cardiovascular;

Tem ação anti-inflamatória.


Além disso, a partir do consumo de ômega 3, ocorre, no nosso organismo, a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico) que, apesar de apresentarem estrutura semelhantes, exercem funções bem diferentes. O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular, enquanto que o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar associado a saúde materno-infantil.

Para vegetarianos e veganos, uma alternativa para garantir os benefícios de ômega 3 é o consumo de óleo de linhaça, já que é uma fonte vegetal deste ácido graxo.

Além disso, antes de consumir suplementos à base de óleo de peixe (ômega 3), é importante escolher uma opção isenta de traços de metais pesados, como chumbo, mercúrio, cadmio e arsênio.
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