L-Carnitina emagrece mesmo?

O que é carnitina? 

É um aminoácido produzido pelo nosso organismo a partir de outros dois aminoácidos a lisina e metionina. Ela é produzida em nosso figado e rins e depois é transportada para vários tecidos do nosso corpo. Podemos encontrar essencialmente nos músculos esqueléticos e em níveis de alimentos ela pode ser encontrada em produtos de origem animal como carne vermelha, carne branca, peixes e no leite.

Qual a sua função?

Ela é responsável pelo transporte dos ácidos graxos (gordura) para dentro da mitocôndria, uma organela responsável por produzir energia. Pelo senso comum se aumentarmos o nosso consumo da carnitina através da suplementação, por consequência poderemos elevar o processo de gordura levadas para dentro da mitocôndria e consequentemente a oxidação da mesma durante a pratica de exercícios físicos. Essa seria então a forma mais fácil de pensar, no entanto alguns estudos científicos tem falhado e tido grandes dificuldades em demonstrar que a suplementação com a carnitina permiti de fato o aumento na oxidação lipídica.

Esses estudos apontam um aumento na concentração da carnitina no sangue onde os indivíduos consumiram todos os dias 2 gramas de L-Carnitina Tartrato durante 3 semanas, por sua vez prometeu reduzir também as dores musculares e teve um papel importante na eliminação dos residos metabólicos, mais uma coisa é essa suplementação aumentar a concentração desse aminoácido na corrente sanguínea, outra coisa é aumentar dentro das células musculares e isso tem sido difícil de se afirmar.
Um outro estudo revela que nosso metabolismo só absorve entre 54-84% de L-Carnitina dietética, a consumida através da alimentação, já a consumida pela suplementação, essa porcentagem é bem menor entre 14-18 %, dela o restante que não é absorvida é degradada por micro organismos presentes no intestino grosso, ou seja o nosso corpo tem grande dificuldade de absorver essa substancia principalmente a que vem de suplementação e é exatamente isso que que esse estudo afirma. Isso quer dizer que se o indivíduo consumir 3 gramas de L-Carnita o corpo só irá absorver meia grama. 

Em 2011 um estudo pela primeira vez demonstrou que realmente a suplementação com a L-Carnitina permite aumentar a quantidade do aminoácido dentro da célula mais só funciona a longo prazo, num período de 5 a 6 meses, a pesquisa foi realizada com 14 atletas divididos em dois grupos e que apresentaram  que resultados significativos..

  
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