O que é a vigorexia?


Da redação: André Zaady | desportooficial@yahoo.com

A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adonis, é uma doença psicológica por insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente aos homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.

Sintomas da vigorexia

O principal sintoma da vigorexia é o fato do indivíduo está em ótima forma física e continuar achando que o seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são:

Dor muscular persistente por todo o corpo
Cansaço ao extremo
Irritabilidade
Depressão
Anorexia/Dieta muito restrita
Insônia
Aumento da frequência cardíaca ao repouso
Menor desempenho durante o contato íntimo
Sentimento de inferioridade

Por norma, os vigoréticos adotam uma alimentação muito restritiva e passam a eliminar o consumo de gorduras, exagerando no consumo de alimentos ricos em proteínas, com vistas no aumento da massa muscular. É comum que eles também abusem dos anabolizantes.

Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados vendo-se como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvidos. Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.

Consequências da vigorexia

Com o passar do tempo, a vigorexia pode gerar consequências danosas ao organismo, como insuficiência renal ou hepática, problemas de circulação sanguínea e depressão.

Se houver abuso do uso de anabolizantes, pode haver doenças cardiovasculares envolvidos, câncer e próstata e diminuição do tecido muscular.
MAIS ACESSADAS AGORA:
...