Deformidades do joelho: Descubra qual o tratamento ideal


O joelho é uma das unidades funcionais primarias para locomoção, seja andando, correndo, pulando, etc. (KISNER, 2005). Tal articulação sofre mudanças nos primeiros anos de vida, onde no recém-nascido tem o joelho varo e quando alcança 1 ano é convertido em valgo e aos 4 anos  alcança seu nível máximo, o corpo se adapta com ações que vão minimizando o joelho valgo, até aos 6 anos quando instabiliza.


Joelho Valgo (Geno Valgo)


O valgismo (ou geno valgo) é uma malformação que se da pela aproximação dos joelhos e no afastamento dos pés, caracterizando uma sobrecarga na região interna dos pés. Normalmente é relacionado à frouxidão do ligamento colateral, provocando uma instabilidade. Pode ser provocado por um problema ósseo, que provoca distribuição desigual de pressões sobre o joelho, podendo ocasionar dores nas articulações dos joelhos e compensações nas estruturas dos tornozelos e pés (BRODY, 2001; ETHNOS, 2012). Este pode ser causado por desvios no pé ou quadril que ocasionam maior pressão na articulação do joelho para manter a postura. Fortalecimento dos músculos posteriores de coxa e glúteo são indicados, além do controle do peso corporal.

Joelho Varo (Geno Varo)


O geno varo se da pela projeção do joelho para lateral, situando-se fora da linha media do corpo podendo ser ocasionada hipertrofia excessiva da musculatura medial de coxa ou hipotomia da musculatura lateral (STROBEL E STEDTFELD, 2000), normalmente recomenda-se fortalecimento de músculos abdutores visando o reajuste da postura e segurança do sujeito acometido a tal deformidade. 

Joelho Hiperestendido (Geno Recurvato)



Se da pela hiperextensão do joelho que o projeta para trás, dessa forma, a linha de gravidade passa a frente dos joelhos. A maior causa para tal projeção é a hipertrofia ou encurtamento da musculatura extensora de joelho (Quadriceps) ou hipotonia da musculatura posterior de coxa. Kendall e Cols (1995) sugerem o fortalecimento de flexores do joelho e músculos da panturrilha como forma de correção dessa deformidade. 

Joelho Flexo (Geno Flexo)



Tal deformidade tem posicionamento inverso ao anterior. Ocorre com a projeção dos joelhos para frente, fazendo com que a linha de gravidade fique atrás dos joelhos. Ocasionado pela hipertrofia ou encurtamento da musculatura flexora dos joelhos e panturrilhas (Semitendinoso, semimembranoso, poplítio, bíceps da coxa, plantar delgado, reto interno, gastrocnêmio e sartório). Guccione (2000), sugere o fortalecimento de quadriceps ou alongamento da musculatura posterior da coxa como forma de tratamento para tal alteração.

Apoio: cienciadotreinamento.com.br

publicidade

MAIS ACESSADAS AGORA: