Benefícios da soja


Planta da família das leguminosas, assim como o feijão, é um dos mais importantes e melhores que temos, isto porque possui elementos minerais que combate a desnutrição, estes são: o cálcio o ferro e o fósforo.
Além dos sais minerais, a soja é riquíssima em lecitina, um aminoácido importante para o sistema nervoso e cujo a base é o fósforo, que faz parte de todas as células do organismo, especialmente o cérebro, nervos e medula espinhal. Rica em vitaminas A, B, D, E e a C.

Conheça agora outros 5 benefícios:

1- Na prevenção de vários tipos de câncer: de mama, próstata, cólon e pele.

2- Na redução da perda de cálcio, na prevenção e tratamento de osteoporose.

3 - Na prevenção e tratamento da perda de memória.

4 - Na regularização dos níveis de glicose no sangue em diabéticos e hipoglicêmicos.

5 - Na prevenção de doenças cardiovasculares .


Principais nutrientes da soja

Nutrientes (100 gramas de grão)Soja amarela crua -100 g (uma porção)Soja amarela cozida -100g (uma porção)
Calorias446 kcal173 kcal
Proteínas36,49 g16,64 g
Gorduras totais19,94 g8,97 g
Gorduras saturadas2,8 g1,3g
Gorduras monoinsaturadas4,4 g1,98 g
Gorduras poli-insaturadas11,2 g5 g
Carboidratos30,16 g9,93 g
Cálcio277 mg102 mg
Potássio1797 mg515 mg
Ferro15,7 mg5,14 mg
Fósforo704 mg245 mg
Sódio2 mg1 mg
Zinco4,89 mg1,15mg
Magnésio280 mg86 mg
Vitamina K47 mcg19,2 mcg
Vitamina E0,85 mg0,35 mg
Vitamina C6,0 mg1,7 mg
Fibra9,3 g6 g


Fonte:
 Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.            

Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção máxima recomendada, 100 gramas (uma concha), deste grão carrega: 


*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
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