O que são cãibras musculares?


Da redação: Desporto | desportooficial@yahoo.com -

As cãibras musculares são contrações involuntárias que costumam surgir logo após uma jornada de exercício físico intenso, elas também podem ocorrer após as refeições e até surgem durante o sono. Mesmo sendo a panturrilha a recordista de queixas, as contrações podem atingir também as coxas (sendo a parte posterior da coxa (isquiotibiais) e a parte frontal, também da coxa (quadríceps) as mais atingidas e com uma maior frequência), o abdômen, os pés, as mãos e o pescoço.


Cadastre-se e Ganhe R$10
Essas contrações surgem a partir de diversas condições clínicas, os exemplos mais comuns são: hipocalcemia; que são quando os níveis de cálcio no sangue estão baixos, hipopotassemia; quando os níveis de potássio no sangue se encontram abaixo dos níveis normais e por ultimo e não menos importante quando tem uma baixa oxigenação.

Prevenção

Diretamente relacionada à carência de nutrientes no organismo, para prevenir as cãibras os nutrientes necessários são encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos como o feijão, a lentilha, o no grão-de-bico além de serem encontrados nos cereais integrais.

São necessárias boas condições de oxigenação para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam à cãibras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.

Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata (não descascada), pode ajudar a prevenir as cãibras musculares.

Contra as cãibras dos esportistas; praticando o esporte sem sapatos e colocando os pés em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática.
publicidade

MAIS ACESSADAS AGORA: