Men's | Conheça a Síndrome de Burnout

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Da redação: Desporto | desportooficial@yahoo.com - Informações: Ministério da Saúde

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional vem do inglês, "burn" que quer dizer queima e "out" exterior, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:
  •     Cansaço excessivo, físico e mental.
  •     Dor de cabeça frequente.
  •     Alterações no apetite.
  •     Insônia.
  •     Dificuldades de concentração.
  •     Sentimentos de fracasso e insegurança.
  •     Negatividade constante.
  •     Sentimentos de derrota e desesperança.
  •     Sentimentos de incompetência.
  •     Alterações repentinas de humor.
  •     Isolamento.
  •     Fadiga.
  •     Pressão alta.
  •     Dores musculares.
  •     Problemas gastrointestinais.
  •     Alteração nos batimentos cardíacos.

As principais formas de prevenir a Síndrome de Burnout são:
  •     Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.
  •     Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.
  •     Faça atividades que "fujam" à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema.
  •     Evite o contato com pessoas "negativas", especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros.
  •     Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.
  •     Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc.
  •     Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental.
  •     Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.

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