Estudo identifica que exercícios físicos ajuda a prevenir câncer de fígado


Da redação: Desporto | desportooficial@yahoo.com

Um estudo publicado no periódico Journal of Hepatology identificou que praticar exercícios físicos pode ajudar a prevenir câncer de fígado. Segundo o estudo a doença hepática gordurosa é comum em portadores de diabetes e obesidade.

"Alguns dados populacionais sugerem que as pessoas que se exercitam regularmente são menos propensas a desenvolver câncer de fígado, mas são poucos os estudos que abordam se isso tem uma base biológica real e, se houver, identificando o mecanismo molecular que produz esse efeito protetor ", disse Geoffrey C. Farrell, um dos autores do trabalho científico.

Durante o ensaio clínico, os pesquisadores estudaram como a atividade física reduzia o desenvolvimento de câncer de fígado em camundongos obesos e diabéticos.

"O exercício já demonstrou melhorar alguns resultados para pacientes com cirrose. Se os estudos atuais em um modelo animal que se assemelham a humanos com doença hepática gordurosa podem ser replicados em pacientes, é provável que o exercício possa atrasar o início do câncer de fígado e mitigar sua gravidade, se não a impedir completamente - melhorando bastante os resultados dos pacientes ", finalizou Farrell.
MAIS ACESSADAS AGORA:
...