Descubra o que são, como são causadas e como prevenir as cãibras


Da redação: DEVITO |  devitooficial@yahoo.com

As cãibras são contrações involuntárias e frequentemente dolorosos dos músculos.  Os principais grupos de músculos envolvidos e com mais frequência são:

  • Parte posterior da parte inferior da perna/panturrilha (gastrocnêmio)
  • Parte posterior da coxa (isquiotibiais)
  • Parte frontal da coxa (quadríceps)

Normalmente essas contrações podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.

Prevenção - A cãibra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.

São necessárias boas condições de oxigenação para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam à cãibras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.

Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.

Contra as cãibras dos esportistas, praticando o esporte sem sapatos coloca os pés em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática.

publicidade

MAIS ACESSADAS AGORA: