O Mundo Curioso do Futebol

O futebol é o esporte mais popular do mundo e praticado em centenas de países, seja nos estádios ou televisão milhões de pessoas acompanham as partidas disputadas entre equipes do mundo todo. 
O futebol começou a ser praticado por militares, embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol historiadores descobriram vestígios de jogos de bola em várias culturas antigas, mas muito diferente daqui vimos hoje em dia, a atividade mais antiga foi descoberta na China por volta de 3.000 A.C onde os militares chineses praticavam o jogo que na verdade era um treino militar, eles formavam equipes para simplesmente chutar a cabeça dos soldados inimigos, com os tempos essas cabeças foram substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes cada uma com 8 jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixa-la cair no chão levando-as em direção a duas estacas fincadas ao chão dentro campo. 

No japão antigo foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari, ele só era praticado apenas por integrantes da corte do imperador japonês, e acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrado, a bola era feita de fibras de bambu e nas regras o contato físico era proibido entre os jogadores. 

Na Grécia Antiga os gregos também criaram um esporte muito semelhante ao futebol de hoje chamado: epyskiros, os soltados da Cidade de Spartacus, jogavam com uma bola feita de bexiga de boy recheada com área ou terra, os registros afirmam que o domínio dos humanos sobre os gregos, fez com o que eles adota-sem o esporte grego, de cunho mais violento, o harpastum.

Na idade média tinhamos um jogo chamado: soule, e era disputado na França, consistia em 27 jogadores com funções distintas como corredores, atacantes, sacadores e defensores, mas tinha um diferencial bastante agressivo, era permitido socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos diversos.

Mais foi na Inglaterra que o esporte ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. No ano de 1871 foi criado a figura de guarda redes, o goleiro, que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e fica próximo ao gol para evitar a entrada da bola, em 1875 foi estabelecida a regra dos 90 minutos ,e em 1891 foi estabelecido o pênalti para punir a fata feita dentro da área.

No Brasil podemos considerar Charles Miller, como precursor do futebol no país, ele havia viajado para Inglaterra aos 9 anos de idade para estudar, lá tomou contato com o futebol e ao retornar em 1894, trouxe em bagagem a primeira bola de futebol e o conjunto de regras. O primeiro time a ser formado no aqui foi o São Paulo Atlético fundado em 13 de maio de 1888, e foi a partir dai que o esporte começou a crescer absurdamente.

No ano de 1904 que foi fundada a famosa FIFA (Federação Internacional de Futebol), que organiza até hoje os grandes campeonatos em todo o plante como a copa do mundo de 4 em 4 anos.
publicidade

MAIS ACESSADAS AGORA: